english version

Saiba mais sobre a maior planície alagável do mundo, um ambiente único e preservado no coração da América do Sul.










 

 

O Pantanal é uma planície sedimentar situada na região central da América do Sul, estendendo-se no Brasil por uma área de 168.000 Km², nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre encostas do planalto central, a leste, norte e sul, e elevações pertencentes ao sistema andino, a oeste.

Geologicamente, trata-se de uma depressão localizada na região de contato entre o escudo brasileiro e o sistema andino, resultado, segundo diferentes autores, da fragmentação ou erosão dessas estruturas durante a formação do relevo local, iniciada no período Cretáceo Superior, a mais ou menos 80 milhões de anos. No entanto, os fatos mais relevantes que possibilitaram a colonização do Pantanal pela flora e fauna observadas atualmente, vieram a se processar nos últimos 30 mil anos, com a formação do relevo, de sua rede hidrográfica e o aumento da umidade.

O relevo apresenta atualmente modestas elevações alongadas (cordilheiras) ou circulares (capões) e morros isolados, canais de escoamento permanentes (rios) ou temporários (corixos), planícies inundadas e lagoas (baías).

Os principais rios que formam o Pantanal são: Paraguai, Cuiabá e São Lourenço, em sua parte norte e Taquari, Negro e Miranda, em sua parte sul.

A média anual de chuva é de aproximadamente 1.400mm, com a maior concentração entre outubro e março e a menor em agosto e setembro.

A temperatura média oscila entre 24°C e 28°C. A temperatura média das máximas é de 32°C e a temperatura média das mínimas, de 20°C.

A altitude varia de 80 a 110m acima do nível do mar.

A vegetação pantaneira é composta de plantas hidrófilas (aquáticas), higrófilas (temporariamente inundadas), mesófilas (umidade média) e xerófilas (adaptadas à condições de forte seca), caracterizando ricos mosaicos de matas, cerrados e campos limpos, uma diversidade que apresenta excelentes condições para a observação da variada fauna local, notadamente aves, com a presença de centenas de espécies.

Estima-se em 8.000 anos a idade de sítios arqueológicos situados em margens altas do rio Paraguai e morros e em 2.000 anos a época da ocupação das áreas alagáveis por indígenas. Nos últimos 250 anos deu-se a ocupação da planície por fazendas de criação de gado bovino, mais expressiva característica cultural e econômica da região, que hoje vem cedendo cada vez mais espaço ao ecoturismo.

Os maiores riscos à integridade dos ecossistemas pantaneiros encontram-se na bacia do rio Paraguai, fora da planície, como a agricultura mecanizada, que gera, com o desmatamento e a erosão, o assoreamento dos rios pantaneiros, com grandes impactos ambientais. Essa agricultura ainda polui as águas com agrotóxicos e resíduos de destilarias de álcool. Além da agricultura, a mineração de ouro está associada à degradação e contaminação por mercúrio.

FB
Fale conosco no Facebook e conheça nossas galerias de fotos











| INÍCIO | ONDE | PANTANAL | FAUNA | FLORA | ECOTURISMO | PAISAGENS | POUSADA | CONTATO | FACEBOOK |
Rod. Transpantaneira KM33 - Poconé - MT - Brasil

 

Consumers can also book new arrivals without picking up a phone or going to the store. Wearing replica watches are often a unique and trendy style for both ladies and gentlemen. Replica watches are copies of extremely costly watches. They certainly seem like rolex replica sale and make but are actually designed in another way with a cheaper price. When fake rolex sale is coming, what offers will you select to the do it your family. I think replica watches sale could possibly be your very finest choice as Christmas gives for your family. Our watches online store gives you a great possibility of high quality replica watches sale on sale. The 21st century is the electronic age where computer and cell phones are in boom. In every walk of life, we find their usage whether it may be business or entertainment. On the fake rolex sale seem to be replaced by cell phones or computers. One may even claim that timepiece is an outdated thing.